Aplicação ou lucro: saiba como destinar os recursos da empresa

Manter a empresa com as finanças saudáveis é determinante para a vida útil do negócio. Além do fluxo de caixa adequado, é preciso definir qual parte dos recursos precisam ser aplicados no próprio negócio e o que pode ser classificado como lucro.

De acordo com o empresário Victor Assis é importante entender a diferença entre o dinheiro da empresa e o lucro. Para isso, listou quatro dicas que podem ajudar a esclarecer o assunto. Confira.

Salário fixo

O primeiro passo é estabelecer um salário fixo para a função que o empresário vai exercer na empresa.

“Ou seja, tenha consciência do seu papel dentro do negócio e, mediante isso, estabeleça uma remuneração justa tanto para o seu trabalho, quanto para o fluxo de caixa da sua empresa”, explica.

Divisão de lucros

Uma dica importante é sempre considerar a empresa como sócia. “Dessa forma, na hora de acessar os lucros, lembre-se de dividir metade para você e metade para sua empresa. Fazendo isso, você consegue ter sempre o que chamamos de “respiro de caixa”, mencionou o especialista.

Fluxo de caixa

Em muitas empresas, principalmente nas de serviços, é necessário o investimento em material e mão de obra antes do recebimento do cliente.

Por isso, é importante ter sempre um fluxo de caixa planejado para conseguir atender as demandas sem prejudicar a saúde financeira da empresa.

Crescimento da empresa

Planejar o crescimento de faturamento do seu negócio é parte fundamental no processo de saúde financeira da sua empresa.

Porém, segundo o advogado, tão importante quanto o crescimento do faturamento, é também o aumento de salário ou participação nos lucros dos seus funcionários.

“Planeje e trabalhe para aumentar seus lucros, mas também seus investimentos em quem faz sua empresa ou seu negócio acontecer”, finalizou.

Com informações do Portal Dedução

Você pode gostar...

Mais populares