Jornada de trabalho saudável: qual é o limite de tempo?

Quanto mais horas você se dedica a um trabalho estressante, maior o risco de desenvolver depressão. Essa foi a conclusão de um estudo realizado pela Universidade de Michigan (EUA) e publicado pelo “New England Journal of Medicine”.

Dito isso, descubra qual seria o limite de tempo para que uma jornada de trabalho seja considerada saudável.

Os pesquisadores analisaram uma base de dados coletada ao longo de onze anos (2009-2020), com mais de 17 mil médicos que estavam no primeiro ano de residência em hospitais nos Estados Unidos. A idade média dos médicos no estudo foi de 27 anos e pouco mais da metade eram mulheres.

Entre todos os fatores de estresse que afetam os médicos, trabalhar um grande número de horas é um dos principais contribuintes para a depressão. Segundo o levantamento, quem trabalha 90 ou mais horas por semana triplica os indicadores de sintomas de depressão em relação a quem cumpre 40 a 45 horas por semana.

O estudo mostra que o índice relacionado a quadros de depressão costuma ser proporcional à quantidade de horas trabalhadas. Aqueles que se dedicam ao trabalho de 40 a 45 horas tiveram um aumento médio dos sintomas em relação a quem cumpre jornadas mais curtas. Já os que trabalham mais de 90 horas tiveram um aumento ainda maior.

Além disso, uma porcentagem maior dos médicos que trabalham um grande número de horas teve pontuações altas o suficiente para serem diagnosticados com depressão moderada a grave, a ponto de justificar a realização de um tratamento, em comparação com quem trabalhou menos horas.

Em nota, a autora sênior do estudo e professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Michigan, Amy Bohnert, diz que “esta análise sugere fortemente que a redução do número médio de horas de trabalho faria uma diferença no nível de sintomas relacionados a depressão apresentados pelos jovens médicos depressivos ao longo do tempo, e reduziria a quantidade de pessoas que desenvolvem a doença”.

“O importante é que as pessoas trabalhem menos horas; você pode lidar de forma mais eficaz com o estresse ou as frustrações do seu trabalho quando tem mais tempo para se recuperar”, afirma.

Os autores sugerem que estudos paralelos sejam realizados em outras funções que costumam estar associadas a altos níveis de estresse e a jornadas longas de trabalho. Eles acreditam que o efeito negativo na saúde mental de quem trabalha por muitas horas está, provavelmente, presente também em outras profissões.

Com informações do Valor Econômico

Você pode gostar...

Mais populares