Empreendedorismo recorde: quatro milhões de empresas foram abertas no Brasil em 2021

O empreendedorismo segue ganhando força e espaço no Brasil e os dados do Ministério da Economia provam isso: em 2021 o país atingiu número recorde de abertura de empresas em apenas doze meses, com quase quatro milhões de novos negócios no período.

A pesquisa divulgada no Boletim do Mapa das Empresas do ministério mostra um crescimento de quase 20% em relação a 2020, uma evolução considerável do segmento.

O marco histórico reflete positivamente sobre medidas que foram tomadas pelos governos e juntas comerciais, mostrando que as reduções de burocracia, facilidade na abertura e digitalização de processos ajudaram nesse recorde.

O Secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do ministério, Caio Mario Paes de Andrade, avalia a situação: “O reflexo desse trabalho é um ambiente de negócios mais dinâmico, simplificado e promissor para o empresário brasileiro ter sucesso em seu empreendimento”.

Hoje em dia, na maioria dos estados, o registro de uma nova empresa leva menos de dois dias para ser concluído, incentivando e facilitando o procedimento.

Todas as regiões tiveram aumento significativo na abertura dos negócios em 2021, dando destaque para a região Norte, com o Amapá, que sozinho registrou alta de 40%, com 8.851 novos empreendimentos.

Entre negócios abertos e fechados em 2021, o saldo ainda foi positivo, com 2,6 milhões de novas empresas, encerrando o ano com mais de 18,9 milhões de empresas ativas.

Fonte: Portal Contábil

Você pode gostar...

Mais populares