DIA DO CONTADOR: A jornada de evolução do contador

Em um cenário com tantas incertezas, desafios e mudanças, microempreendedores, pequenos comerciantes, gestores de médias e grandes empresas e todos os empresários vêm lutando diuturnamente para encontrar soluções para seus negócios.

O fato, porém, é que não há empresa de sucesso que consiga tomar as melhores decisões e seguir o caminho do crescimento econômico sem o assessoramento e a consultoria de um contador.

Em 22 de setembro é comemorado o Dia do Contador, data oportuna para refletirmos sobre os caminhos que esta essencial profissão está seguindo. Com uma infinita capacidade de adaptar-se à complexa legislação tributária brasileira imposta a todos os contribuintes, este profissional dispõe de um mercado de atuação em franca expansão.

A tecnologia vem sendo uma catalisadora desta mudança, permitindo que os contadores se afastem das tarefas repetitivas, manuais e burocráticas e se dediquem mais às tomadas de decisão, criando valor para as empresas.

Todos eles lidam com desafios intrínsecos à gestão dos negócios, que necessariamente estão relacionados à governança, ética e transparência das organizações, com a responsabilidade de contribuírem para o bom andamento dos negócios.

Eles vêm desempenhando, mais do que nunca, um papel estratégico neste desafiador período de pandemia, sendo imprescindíveis não apenas nas demonstrações financeiras e patrimoniais das organizações, mas também peças-chave em planos de reestruturação, recuperações judiciais ou pedidos de falência.

Em um país com tamanha complexibilidade fiscal e tributária, acompanhar as constantes mudanças na legislação, como medidas provisórias, instruções normativas e portarias, é condição sine qua non para qualquer organização, privada ou não, que persiga o caminho da transparência e da cidadania.

O cuidadoso trabalho do contador na interpretação de leis para que diversas medidas legais sejam colocadas em prática, o que muitas vezes extrapola sua rotina, busca não apenas atender aos anseios e dificuldades dos clientes, mas é fundamental para a sobrevivência dos negócios e a manutenção de empregos.

Por tudo isso, o dia 22 de setembro é uma oportunidade para prestarmos uma merecida homenagem a essas pessoas trabalhadoras e dedicadas que vêm assumindo um papel protagonista na estrutura organizacional das empresas.

Os Conselhos Regionais de Contabilidade se unem  ao Conselho Federal de Contabilidade e às entidades contáveis para defender a importância e o valor da contribuição da contabilidade como profissão e das pessoas que nela trabalham. Afinal, a contabilidade é necessária em todos os momentos.

Fonte: Portal Contábil

Você pode gostar...

Mais populares