Receita Federal alerta para fraude em página da internet

Receita Federal alerta para fraude em página da internet

A Receita Federal emitiu um alerta para a existência de página na internet que simula o Sistema de Leilão Eletrônico oficial da instituição.

De acordo com o órgão, na página falsa, os criminosos virtuais utilizam o logotipo oficial da Receita Federal e chamam a atenção para supostas mercadorias apreendidas pela instituição.

Os sites utilizados são geralmente registrados no exterior, para dificultar o rastreamento, e simulam a identidade visual da Receita Federal.

Um dos exemplos é que os criminosos estão usando o endereço receita-leiloes.com/br, em vez de “.br”, dando a falsa impressão de se tratar do site oficial do órgão.

A Receita Federal esclarece ainda que os leilões virtuais do orgão são feitos exclusivamente pelos endereços receita.fazenda.gov.br, RFB.gov.br ou receita.economia.gov.br, com a utilização de certificado digital.

A instituição vem tomando uma série de providências no sentido de coibir esse crime, como a abertura de processos para anulação dos CNPJ’s utilizados pelos criminosos e a representação ao Ministério Público Federal para abertura de ação criminal.

Fonte: Portal Contábil

Você pode gostar...

Mais populares