Liderança na prática: como liderar com assertividade e alavancar seus resultados

Muita gente acha que a liderança é um bicho de sete cabeças ou que é algo que se nasce sabendo tudo.

Fato é que exercemos liderança em inúmeros momentos da nossa vida e não apenas como chefe ou gestor de uma equipe. Exercemos em casa, com os filhos, em círculos sociais, com prestadores de serviços e em muitas outras circunstâncias.

Existem pessoas que tem um dom natural para conduzir pessoas. Mas mesmo estas pessoas precisam treinar e desenvolver sua capacidade de liderar. É uma habilidade que pode ser adquirida, treinada e aperfeiçoada e que podemos desenvolver, se assim quisermos.

As duas funções de um líder:

Um líder ou gestor tem duas funções primordiais, que as vezes perde de vista com as demandas do dia a dia, mas que precisa estar sempre em seu campo de visão e ação:

  1. Definir a estratégia;
  2. Garantir que as pessoas do seu time construam esta estratégia.

A estratégia precisa ser definida pelo gestor e comunicada de forma clara para sua equipe. Este é papel fundamental do líder. Quais as metas da empresa e do departamento? Qual o papel do time no trabalho para alcançar estes objetivos? Estas metas precisam ser “destrinchadas” e o caminho para alcançá-las traçados e comunicados para o time, de forma simples e clara, para que possam entender seu papel e o que é esperado de cada um para cumprir aquela estratégia.

Então, o líder precisa garantir que as pessoas cumpram seus papeis e responsabilidades. Pode ser que o time tenha dificuldades e o papel do gestor é treinar o time a encontrar alternativas e superá-las. Pode ser que o time precise de foco e consistência e é papel do líder dar feedbacks continuamente, de forma clara, tanto do que precisa ser ajustado quanto do que está sendo feito conforme o esperado. A comunicação precisa ser clara, com respeito e sem melindres.

Pode ser também que o time precise crescer e se desenvolver em algum ponto para conseguir entregar aqueles resultados e é papel do gestor identificar, treinar (ou buscar treinamentos) e conduzir a equipe no sentido do crescimento, tanto em questões técnicas, quanto comportamentais.

Comportamento e Inteligência Emocional

Cada vez mais os profissionais têm trabalhado e buscado desenvolver não só o conhecimento técnico, mas também o comportamental. Desenvolver cada vez mais sua inteligência emocional, aprender a lidar melhor consigo mesmo e suas dificuldades, aprender a se relacionar melhor com os outros e as dificuldades deles. O comportamento é que vai garantir que cumpra o que é esperado dele. São questões chave que precisam estar no Plano de Desenvolvimento Individual de cada um. E esta habilidade pode ser desenvolvida.

Definir a estratégia e garantir que as pessoas do time trabalhem e construam aquela estratégia. Este é o foco do gestor e continuamente precisa estar trabalhando neste sentido.

Gestor sobrecarregado

Uma grande dor dos gestores é que estão sempre sobrecarregados, com mais trabalho do que conseguem dar conta. É comum também muitos gestores fazerem o trabalho do time ou junto com o time. Cada vez mais o foco do gestor deve ser em assumir seu papel de definir e fazer cumprir a estratégia e cada vez mesmo ter a função de um colaborador dentro do time. Claro que depende muito da realidade de cada negócio, mas o foco precisa ser este. E é um investimento de energia para trazer o foco nesta direção

Times muito dependentes e gestores muito centralizadores/controladores também sobrecarregam muito.

Quando todas as respostas e soluções para qualquer problema são esperadas do líder, os colaboradores enxergam que é papel do gestor dar todas as respostas ou fazer o trabalho junto com eles. Este não é o papel do gestor. Nestas situações, ou o time está muito imaturo e precisa se desenvolver ou o gestor precisa direcionar para que eles encontrem e construam respostas e solução.

Por outro lado, gestores muito controladores impedem o time de crescer. Quando todos os detalhes e micro decisões precisam ser centralizadas no gestor, o time fica dependente e o gestor completamente sobrecarregado. A criatividade, autorresponsabilidade e autonomia do time são castradas. O gestor com cada vez mais sobrecarga passa a gerenciar o micro e deixa de olhar para o macro. Nestes casos, os resultados geralmente desmoronam a médio prazo e o gestor fica esgotado.

Interrupções

As interrupções do time atrapalham a rotina de qualquer gestor. É preciso ter blocos específicos de tempo na semana para se proteger delas. O gestor não precisa e nem deve estar 100% do tempo disponível para o time. Em que momento irá pensar, desenhar e construir a estratégia? É comum os líderes passarem o tempo todo “apagando incêndios” e postergando os momentos de planejamento, tomada de decisão, ajustes e mudança de rumo, que são fundamentais para garantir o resultado.

Definir dois ou três blocos de uma ou duas horas cada na agenda semanal traz resultados imediatos. É preciso combinar e sinalizar para o time que nestes momentos não estará disponível.

Uma técnica simples e eficaz: colocar um post -it vermelho na porta ou ao lado da tela do computador nestes 3 blocos de tempo semanais e comunicarem para o time que, se avistarem o post-it vermelho, o líder não está disponível naquele momento. Os resultados são imediatos e incríveis. Um momento de paz, onde podem focar na estratégia que é realmente importante. E são apenas 3 horas por semana. Muitos estudos mostram que perdemos cerca de 33% da nossa produtividade em uma semana, por causa de interrupções! Um terço do tempo! Nos primeiros dias, o time sempre testa e continua interrompendo o gestor com demandas “urgentes” e que não podem esperar. Na verdade, em 99% dos casos, apenas querem ter suas demandas atendidas naquele momento, pois foram treinados assim. Em menos de duas semanas, acostumam-se que naquele período o líder não está disponível. Tudo é treinamento.

Estamos treinando o tempo todo

O tempo todo o time está sendo treinado. Seja treinado em como fazer ou treinado em como não fazer. Mas está sendo treinado. Por isso é preciso atenção em que tipo de mensagem estamos passando. Não passar mensagens ou orientações também é um tipo de treinamento e o gestor pode ter dificuldade quando precisar redirecionar o time, pois está treinado a não receber orientação.

No exemplo do post-it vermelho, se você ceder a interrupções, está treinando de que está tudo bem quebrar um combinado que você colocou. Em duas semanas o post-it vermelho não tem mais função nenhuma.

O carregador do Piano

As responsabilidades são diferentes e cada um tem sua função. Existe o carregador do piano, mas também é preciso quem vai tocar o piano. É preciso ter o espaço pronto para o espetáculo, é preciso que tudo seja organizado, é preciso alugar o piano e a logística para entregá-lo na data do evento, é preciso divulgar o evento, vender os ingressos, receber o público, atender o público e planejar todos os eventos para que possamos ouvir as lindas melodias do piano.

Quando se é promovido para gestor do time, as responsabilidades mudam. Não é mais o mesmo tipo de entrega que você tinha anteriormente. E geralmente os times têm dificuldade de entender este conceito: é outro tipo de trabalho, outro tipo de entrega.

São muitas responsabilidades e cada pessoa, cada departamento e cada time tem a sua a cumprir. O trabalho do gestor é diferente do trabalho do seu time. Nem por isso um trabalha mais e o outro trabalha menos. Todos têm responsabilidades e todos são importantes, caso contrário não temos espetáculo! De que adianta ter piano, mas não ter músico, nem local, nem público. E de que adianta vender todos os ingressos, casa cheia e não ter piano para tocar?

O que você pode fazer para desenvolver sua liderança ou se preparar para ela

O treinamento de líder é contínuo. Lidar, conduzir e desenvolver pessoas é um trabalho maravilhoso e nunca se tem todo o conhecimento ou se está totalmente pronto. Sempre há espaço para aprender e se desenvolver, esta é a maravilha da caminhada. Abaixo, alguns desenvolvimentos que vão mudar completamente sua forma de liderar ou preparar-se para ela. Escolha um ou dois para começar ou aperfeiçoar.

– Liderança Comportamental – aprender a liderar de acordo com o perfil comportamental de cada pessoa, existem cursos e treinamentos (tenho uma série de 5 artigos sobre o tema).

– Aprender a dar feedback – existe técnica, ferramentas e cursos para isso.

– Aprender a lidar com as suas dificuldades internas de dar feedback – caso seja seu caso, sessões com um coach profissional podem ajudar muito.

– Autossabotagem – trabalhar sua autossabotagem que atrapalha seu dia a dia e aprender a lidar com a autossabotagem das pessoas do seu time, é fundamental na gestão comportamental – algumas sessões de coaching podem ajudar muito você.

– Aprender a traçar estratégias e planos de negócio para sua área – são fundamentais e existe muito material gratuito, livros e cursos sobre o tema.

– Aprender a delegar e a lidar com as suas dificuldades internas de delegar (autossabotagem).

Fonte: Portal Contábil

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